19/08/2015

Videokê, entrevistas e música ao vivo agitaram a Biblioteca do IFRJ Campus Nilópolis

Por Brisa Literária, 19/08/15, às 22h02

   No último dia 16 de julho, quinta-feira, aconteceu na Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa o Ritmo e Letra, mais um evento proposto pelo Projeto Brisa Literária. Na programação, música, poesia e videokê provaram que aprender sobre literatura e música de um jeito descontraído é possível!
Alunos cantam em coro no Brisokê.
    No aquecimento do evento, o Brisokê cumpriu seu papel de abre-alas e animou os jovens. Tratou-se, na verdade, de uma intervenção realizada pelas organizadoras do evento para convidar os alunos à tarde em direção à biblioteca. Porém, eles aprovaram tanto o Brisokê que cantavam em coro cada canção e não queriam mais parar! Teve até professor que acolheu a proposta e entrou na brincadeira.
1º bloco contou com a presença do músico e compositor Beto
Gaspari e a professora Andrea Motta.
 Após o "aquecimento", os alunos foram convidados a participar, na biblioteca, da roda de bate-papo com vários músicos e autores convidados moradores da Baixada Fluminense. Quem abriu o primeiro bloco do Ritmo e Letra foram a professora, blogueira e pesquisadora Andrea Motta, que tirou várias dúvidas da plateia sobre cordéis, além de trazer várias curiosidades e apresentar sua pesquisa "Literatura de cordel como Patrimônio Cultural". Também participou do primeiro bloco o cantor e compositor Beto Gaspari, que nos presenteou com sua música. Beto nos apresentou seu CD independente Das Águas e várias canções. Numa conversa mediada pela professora Bárbara Santos, coordenadora do projeto, Beto e Andrea trouxeram vários elementos da música e da cultura popular brasileira, além de discutirem a riqueza e autonomia da literatura de cordel. 
Alunos curtem a música
    Ainda no primeiro bloco, os participantes puderam responder a quizzes produzidos a partir das músicas de Beto e alguns cordéis, além de participarem musicalmente com alguns instrumentos disponibilizados para quem quisesse tocar junto aos convidados.
2º Bloco: Dario Tavares e Heraldo HB falam sobre a música,
poesia, cineclube e física.
   No segundo bloco, rolou um reencontro entre Heraldo HB e Dario Tavares, que curiosamente não se viam há mais de 20 anos. O que não faltou foi entrosamento e empatia entre esses dois feras. Heraldo HB: músico, poeta, escritor, produtor cultural e blogueiro, nos brindou com seus poemas e com sua experiência como escritor, poeta e ativista cultural. Dario, que também é professor no curso de Licenciatura em Física no IFRJ do campus Nilópolis, mostrou que é bom em se embalar nas ondas da música também! Suas composições também encantaram o público, que acompanhava as letras projetadas na tela. A ideia do evento era analisar as composições também.
Gusttavo e Alanis: aluno aprende com aluno
   No lugar do chá da sorte, que fez sucesso no Chá literário, evento produzido por nossa equipe em março, a surpresa do evento foram os poemas de Gusttavo Majory, disponibilizados em uma caixa de  poemas de sortidos. O autor do livro Meus Ritmos é aluno nosso de Produção Cultural e fez grande participação.
Coral IfIsing abre o Show da banda
Arte da Terra
        Com muito custo (pois ninguém queria que acabasse), o bate-papo acabou em caldo! Com três opções de sabores: caldo verde, sopa de ervilha e mocotó. O Caldo Literário foi oferecido como opção de coffe-break nos moldes do tema regionalista para envolver mais ainda os participantes. 


      Para finalizar com chave de ouro, o coral If I Sing, com músicas regionais, abre o show da Banda Arte da Terra, que colocou todo mundo para dançar num arrasta pé "bão demais"! No repertório da banda: Luiz Gonzaga, Legião Urbana, Falamansa, Sérgio Reis e muitos outras artistas consagrados foram tocados ao som do ritmo nordestino.


   Por fim, o Ritmo e Letra acabou em uma grande roda de quadrilha improvisada, que vitimou vários pés desavisados, e misturou todos que estavam passando, desde professores saindo das aula a alunos, servidores e quem quer passasse pelo pátio.
Banda Arte da Terra anima a noite
do Ritmo e Letra

    O Ritmo e Letra deixou um sabor de quero mais, mas acima de tudo teve o envolvimento de artistas da Baixada Fluminense, professores e alunos de vários segmentos do Instituto, todos discutindo a importância da literatura regionalista e da música popular brasileira.
     E aguardem: em outubro o Festival Brisa Literária promete movimentar o campus. Inté!


Alunos tocam com instrumentos disponibilizados
junto com os convidados.
Brisokê fez o aquecimento do evento.
Banda Arte da Terra faz o show de encerramento do evento.


Brisokê

  Confira mais fotos em: facebook.com/projetobrisaliteraria

Um comentário:

Novo Site do Brisa