Por Brisa Literária, 29/06/15, às 23h54
O Brisa promoverá a exposição Gotas de Poesia no Ritmo e Letra, evento que ocorrerá próximo dia 16, na Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa (IFRJ - Campus Nilópolis).
O Ritmo e letra vai levar pra dentro da biblioteca autores, compositores e músicos para debaterem suas letras e estilos de uma maneira bem descontraída. Suas gotas estarão lá!
Se você quer participar da exposição é muito fácil: basta enviar para brisaliteraria@gmail.com um poema do gênero HAICAI com o tema Água.
Lembra como é um Haicai?
De origem japonesa, a palavra haicai (hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização) se refere a um poema com as seguintes características:- São constituídos por apenas três versos (que são cada linha do poema)
- Formado ao todo por 17 sílabas poéticas, divididas em três versos: o primeiro e o terceiro com 5 sílabas e o segundo com 7
- Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
- Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
- Apresenta algum evento como “ocorrendo agora”, e não no passado Os temas são simples, com observações envolvendo a natureza, com impessoalidade, rapidez, síntese e transcendência, além de um toque zen:
o cansaço das pessoas conta-se até a última sílaba tônica
olharem a lua
***
Em cima da neve
o corvo esta manhã
pousou bem de leve
(Tradução de Millôr Fernandes – Ed.L&PM Pocket – Kai-Kais – 1997)
Por outro lado, há composições inovadoras, que não se apegam às normas tradicionais com tanta rigidez:
Meu violão me intriga
Morre de tanto rir
quando lhe coço a barriga.
Mas, ó... Não se preocupe muito com as regras... Nós queremos é sua participação. Manda sua gota, vai. O planeta e o Brisa agradecem!
Mas, ó... Não se preocupe muito com as regras... Nós queremos é sua participação. Manda sua gota, vai. O planeta e o Brisa agradecem!
Fontes:
portugues.com.br/literatura/o-haicai.htmlbrasilescola.com/literatura/haicai-um-poema-origem-japonesa.htm
nossohaikai.blogspot.com.br/